Av. Dr. Timóteo Penteado, 490 • Centro • Guarulhos-SP

Ducati homenageia 30 anos da família Monster com especial de tiragem limitada

Por Renan em 29/07/2023
Ducati homenageia 30 anos da família Monster com especial de tiragem limitada


 

A Ducati está dando início a uma lista de novos modelos para 2024, celebrando os 30 anos do icônico nome Monster – revelando uma edição especial do 30º Aniversário limitada a 500 unidades, considerada a moto mais leve a usar o nome.

 

A chegada da moto dá início a uma série de novos lançamentos, com outros cinco programados para aparecer entre hoje e terça-feira, 7 de novembro - cobrindo uma variedade de tipos de modelos.

 

O Anniversario presta homenagem a uma dinastia que começou em 1993 com a 904cc M900, com a Ducati tendo vendido mais de 350.000 Monster nakeds em todo o mundo naquela época. Esta última máquina de £ 16.095 baseia-se na última Monster 937cc que apareceu em 2021, que foi a primeira de seu tipo a usar o nome e ficar sem um chassi de treliça - dividindo opiniões entre os fãs.

 

 

emagrecimento

Inclinando a balança em 184 kg reivindicados, o Monster 30 ° Anniversario é considerado 4 kg mais leve que a máquina padrão e até 2 kg mais leve que o modelo SP de £ 13.995, mais focado.

 

Ele mantém o mesmo motor de dois cilindros, capaz de rodar 15.000 km (9320 milhas) entre as trocas de óleo e 30.000 km (18.640 milhas) para verificações de folga das válvulas, e isso é aparafusado a uma estrutura dianteira de alumínio estilo Panigale, que usa o motor como um membro estressado.

 

A partir daqui, o especial de aniversário se distingue por seu esquema de pintura Tricolor, que se diz inspirado nos modelos Monster mais esportivos do passado (foram mais de 35) e cobre a moto – incluindo uma carenagem frontal não vista nos modelos padrão .

 

Há também um logotipo bordado de 30 anos no assento e uma animação dedicada no painel TFT de 4,3 polegadas quando você o liga - com esta unidade também ajudando a controlar a eletrônica sensível à inclinação e os três modos de pilotagem.

 

Sendo limitado a 500 unidades, você também encontrará o número exclusivo da bicicleta gravado em uma placa no garfo superior, com um certificado de autenticidade e uma capa especial para bicicleta para acompanhá-lo. Para finalizar o visual, há um par de garfos Öhlins dourados e aros feitos especialmente para este modelo.

 

mostrar e ir

Não se trata apenas de cores e bugigangas sofisticadas - o Aniversário é tão focado quanto os Monstros vêm e compartilha muitos componentes com o SP existente.

 

Isso inclui os garfos Öhlins NIX30, que dizem ser 0,6 kg mais leves do que as unidades não ajustáveis ??padrão de 43 mm. Diz-se que melhora a sensação frontal e a distância ao solo, há também um amortecedor de direção Öhlins e pinças de freio dianteiras Brembo Stylema.

 

Esses freios são 0,4 kg mais leves do que os monoblocos Brembo padrão de quatro pistões da Monster, com flanges de alumínio para os discos de 320 mm, cortando 500 g extras da carga.

 

Juntamente com os novos aros forjados dourados de 17 polegadas, envoltos em pneus Pirelli Diablo Rosso IV, o peso não suspenso é reduzido em 1,86 kg, diminuindo o momento de inércia da roda dianteira em 21,8% e da traseira em 26,9%, respectivamente - ajudando a moto a dirija mais rápido.

 

No interesse da redução de peso, os guarda-lamas dianteiros e traseiros também são de fibra de carbono, há uma bateria de lítio e a trilha sonora foi aprimorada por um escapamento deslizante Termignoni legal para estrada.

 

 

Mais Ducati por vir

Embora não esteja claro exatamente o que mais podemos esperar das revelações do modelo 2024 da Ducati, uma prévia de vídeo de 42 segundos no YouTube fornece algumas dicas – com fotos de bosques, passagens nas montanhas, pistas de corrida, centro da cidade e muito mais.

 

Tivemos mais uma dica sobre o que esperar desses lançamentos no final de fevereiro, quando conversamos com o gerente de projetos Diavel V4, Stefano Tarabusi, que disse: “Atualmente nossa estratégia é ter um motor V4 para o nosso modelos topo de gama e para os nossos modelos de cilindrada média, um motor V-twin.”

 

Entrando em mais detalhes, ele afirmou que todas as motocicletas acima de 150bhp agora sairiam da fábrica de Bolonha com um motor de quatro cilindros.

 

Atualmente, o único modelo que não adere a esse plano é o XDiavel Dark e S, que sobem de £ 19.395 e produzem 158,2 cv a 9.500 rpm com seu motor V-twin de 1.262 cc.

 

Quando perguntado se isso era devido a uma conversão V4, Tarabusi sorriu: “Você faz um mais um igual a dois e obtém o resultado! É uma conclusão lógica.” Ainda não se sabe se esta é uma das cinco revelações restantes, mas certamente parece promissora.

 

Ducati Monster 30° Aniversário destaques

Potência 109,5 cv @ 9250 rpm

Torque 68,7 lb.ft @ 6500 rpm

Motor 937cc 8v Testastretta V-twin

Peso 184kg

Altura do assento 840mm

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..