Av. Dr. Timóteo Penteado, 490 • Centro • Guarulhos-SP

BMW XR recebe M-ore: Protótipo M1000XR confirmado pela Motorrad

Por Renan em 12/08/2023
BMW XR recebe M-ore: Protótipo M1000XR confirmado pela Motorrad

A BMW confirmou que a terceira moto da série M, a M1000XR, fará sua estreia ainda este ano, depois que o protótipo foi visto sendo pilotado por Peter Hickman na Ilha de Man na semana passada.

 

Essencialmente uma versão M-spec da 'superbike on stilts' BMW S1000XR, os detalhes confirmam que o protótipo M1000XR apresenta o motor ShiftCam de 999cc usado na superbike BMW S1000RR de geração atual, alinhando-o com o BMW M1000R e BMW M1000RR e prometendo uma potência de pico de mais de 200bhp, para torná-la a moto mais potente na classe de esportes de aventura.

 

Ajudando a manter a roda dianteira abaixada, o M XR também se beneficia de winglets aerodinâmicos semelhantes aos instalados em seu companheiro estável nu, o M1000R, além de ter o mesmo nível de controles eletrônicos de última geração.

 

Portanto, espere cinco modos de pilotagem, controle de tração e o controle deslizante de freio da BMW também. A BMW também diz que o aprimoramento da suspensão também foi uma área fundamental no desenvolvimento do M XR, por isso é provável que também apresente uma variação da suspensão ativa DDC do M1000R.

 


 

Fãs atentos conseguiram tirar mais fotos do protótipo quando ele foi deixado "descuidadamente" no lotado paddock do TT na semana passada. Essas fotos também mostram uma unidade traseira revisada e a inclusão das pinças de freio M azuis anodizadas.

 

A moto também usava um punhado de peças de fibra de carbono, indicando que havia sido equipada com o M Competition Package opcional, ou seja, guarda-lamas de fibra de carbono, protetor de corrente, protetores de tanque e rodas de fibra de carbono. A BMW está reivindicando um valor totalmente abastecido de 223 kg para o protótipo M1000XR, que é idêntico ao do atual S1000XR, embora o Pacote de Competição prometa reduzir isso em 1,6 kg.

 

Apesar do uso repetido da palavra 'protótipo' pela BMW em seu comunicado de imprensa confirmando o modelo, o M1000XR visto na Ilha de Man parece estar bastante bem resolvido, então é provável que o que vemos aqui seja a moto que será chegando aos showrooms, provavelmente no início de 2024.

 

 

E dado que o M1000R é cerca de R$ 39.738,29 mais caro do que seu equivalente não-M, espere que o novo M1000XR esteja em torno da marca de R$ 136.600,36 não é barato, mas ainda alguns mil a menos do que seu rival mais próximo, o Multistrada V4 Pikes Peak da Ducati.

 

Depois de reconhecer a existência da moto, o gerente de produto da BMW Motorrad, Dominik Blass, disse: “Desenvolvemos a M1000XR, abreviada como M XR, com base nas atuais S1000XR, S1000RR e M1000RR, como uma moto esportiva de longa distância com alta capacidade de longo alcance e dinâmicas de pilotagem superesportivas para a estrada, bem como para a pista de corrida.”

 

A BMW diz que divulgará mais detalhes sobre o novo modelo nos próximos meses.


 

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..