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BMW M1000RR Review

Por Renan em 10/08/2023
BMW M1000RR Review

Avaliação geral

 

O modelo de superbike M1000RR 'especial de homologação' da BMW existe desde 2021 e é a moto que forma a base de seu piloto WSB de fábrica. Em termos simples, é um BMW S1000RR em esteróides com um motor pronto para corrida pronto para ajuste.

 

Mas TT ganha à parte, não teve o sucesso que a BMW gostaria na pista, então para 2023 eles produziram uma nova versão. Em vez de trabalhar no motor, chassi ou eletrônica, eles passaram um tempo no túnel de vento para produzir uma superbike mais escorregadia com downforce extra.

 

 

O novo aero do M1000RR não apenas parece selvagem, mas também faz uma diferença significativa na maneira como ele se comporta. Sua nova carenagem de carbono mais larga facilita a proteção contra o vento ao longo das retas e as asas prendem a roda dianteira no chão nas marchas mais altas. Mas as melhorias são pequenas e mais para equipes de corrida do que para pilotos de pista.

 

Em outros lugares, ainda é uma peça fenomenal de kit com poder monstruoso. É difícil para o seu cérebro acompanhar e se aventurar nos últimos milhares de rpm do motor de corrida é como apertar o botão turbo. Seus freios são tão potentes, a eletrônica tão reconfortante e o manuseio impecável, embora os Michelins padrão demorem para entrar em ação em uma pista fria. Apesar de seu desempenho marcante, o BMW não é muito radical na estrada, graças à sua posição de pilotagem espaçosa, distribuição de válvulas variável, manoplas aquecidas e controle de cruzeiro.

Qualidade de condução e freios

 

Chassi, suspensão e freios permanecem inalterados para 2023, mas uma nova carenagem mais ampla aumenta a velocidade máxima de 190 mph para 195 mph. Você precisaria de muita potência extra para obter o mesmo resultado nessas velocidades, especialmente em uma bicicleta com asas, o que demonstra o quão importante é a aerodinâmica.

 

Testamos o 2023 M1000RR em Cadwell Park, onde você 'apenas' verá 160 mph ao longo das retas, mas a nova carenagem e a tela alta ainda o envolvem no tipo de bolsão de ar parado que você não experimentará em qualquer outra superbike de produção. Também há menos ruído do vento e golpes na estrada em velocidades de autoestrada. A nova carenagem não é apenas funcional, é uma obra de arte em fibra de carbono com acabamento suntuoso. O suporte da carenagem agora também é de fibra de carbono.

 

A BMW diz que as enormes novas asas de fibra de carbono em forma de bumerangue são projetadas para fixar a roda dianteira no asfalto em alta velocidade. Eles também carregam a roda dianteira em curvas rápidas para dar ao piloto mais aderência e confiança. A 186 mph, a força descendente nas asas aumenta de 16,3 kg para 22,6 kg, o que equivale a um saco quase cheio das melhores batatas Maris Piper de Lincolnshire empoleiradas na frente.

 

A BMW tem um ar incrível de estabilidade, como uma moto com o amortecedor de direção ligeiramente enrolado e onde uma superbike normalmente cavalgaria ao longo das retas onduladas de Cadwell na terceira e quarta marcha, a roda dianteira do M1000RR permanece soldada ao asfalto. Ainda vai decolar sobre a montanha, se o seu nome for Josh Brooks.

 

Trabalhando em harmonia com a nova carenagem, o M1000RR tem um novo guarda-lamas dianteiro de fibra de carbono que envolve as pernas do garfo para suavizar ainda mais o fluxo de ar. Ele também possui dutos de ar embutidos para resfriar suas pinças Nissin de quatro pistões, que permanecem inalteradas para este ano e agora também aparecem no novo S1000RR.

 

O poder de frenagem, a sensação e a consistência rivalizam com o padrão-ouro da Panigale V4 da Ducati. Mas os freios vibram sob uso intenso em longas zonas de frenagem aqui em Cadwell e outras pistas onde rodamos com o mesmo acerto. Os dutos de resfriamento do guarda-lamas são tão eficazes que algumas equipes BMW BSB revertem para o guarda-lamas convencional do antigo M1000RR em condições de frio para manter o calor nas pinças.

 

É estável e preciso na pista, mas sem suspensão semi-ativa o passeio pode ser difícil na estrada e seu assento M é acolchoado de forma fina. Pneus semi-slick Michelin Pilot Cup 2 fast road/trackday são padrão. Eles aderem bem, mas são sensíveis à pressão dos pneus e demoram para aquecer, tornando-os difíceis de controlar.

 

 

Motor

 

Mecanicamente e eletronicamente, o novo M-RR permanece inalterado em relação ao 2021 BMW M1000RR. Seu motor de corrida de 209bhp soa e parece agressivo em plena aceleração e você precisa acelerá-lo além de onde parece natural mudar para provar seus frutos. Apesar de sua potência, é fácil de controlar graças às excelentes ajudas ao piloto e ao mapeamento amigável do motor. Dito isto, a eletrônica padrão vai para o lixo quando as equipes convertem um M1000RR para corrida, mesmo para Superstock 1000.

 

Confiabilidade e qualidade de construção

 

A qualidade de construção geralmente é excelente, mas quando você remove a bela fibra de carbono, é basicamente um S1000RR por baixo e não tem a especialidade de algo como um Ducati Panigale V4R. É um saco misto quando se trata de confiabilidade. A maioria dos M1000RRs e S1000RRs são à prova de bombas, apesar de seus motores soarem ásperos durante o tique-taque, mas há relatos de que alguns sofrem de problemas mecânicos ocasionais.


 

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