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2023 DUCATI DIAVEL V4 REVIEW

Por Renan em 22/05/2023
2023 DUCATI DIAVEL V4 REVIEW

A Ducati Diavel V4 2023 teve uma reinicialização completa para solidificar seu lugar no topo da classe de cruzeiros de desempenho

 

O segmento de cruzeiros de desempenho tem, desde cerca de 2011, sido governado pelo gigante que é a Ducati Diavel. Para 2023, a moto foi completamente renovada, já que o 1260 L-twin foi substituído pela potência V4 Granturismo.

 

Com o novo motor vem um novo quadro, carroceria, geometria e posição de pilotagem. A Ducati promete que esta será a Diavel com melhor manuseio e mais potente até hoje, uma afirmação ousada para uma moto que já era eletrizante em seu desempenho. O que a Ducati conseguiu fazer com a moto antiga foi criar uma máquina com excelente desempenho em linha reta, que poderia literalmente arrastar tudo o mais na estrada. Quando se tratava de curvas, porém, as coisas começaram a escorregar. Com um pneu traseiro de seção 240 e a geometria rebaixada da moto, você tinha que lembrar que, apesar de ser ferozmente rápida em linha reta, não era uma moto esportiva nas curvas.

 

Mudar de dois cilindros para V4 deu à Ducati a chance de redesenhar completamente a moto com o quadro sendo o primeiro porto de escala. Foi-se o antigo item de treliça e, em seu lugar, uma nova moldura monocoque mais leve. Com o motor usado como um membro estressado, o novo design é mais leve do que antes (toda a moto tem 13 kg a menos que a 1260) e na estrada essa é uma das primeiras coisas que você nota. O novo quadro faz com que a Diavel pareça muito mais responsiva do que antes. Não vai preocupar nenhum supernaked nas curvas, e você ainda tem que puxar seu corpo para a curva para colocar a coisa no ritmo, mas a diferença no desempenho dinâmico é definitivamente perceptível. A suspensão da nova moto inclui garfos robustos de 50 mm totalmente ajustáveis ??e um amortecedor traseiro cantilever. A qualidade do passeio da nova moto é, em geral, muito boa. A geração anterior, Diavel, deixava você tenso quando atingia buracos e solavancos e a nova máquina é visivelmente mais compatível, absorvendo solavancos melhor do que antes. E isso não quer dizer que a nova moto pareça mais macia que a 1260, apenas parece um design de suspensão mais sofisticado. Como é o jeito da Ducati, esperamos que uma versão mais complicada da moto não esteja muito longe da linha, possivelmente calçada com o kit Ohlins de alta especificação - seria uma moto para se ver, caso realmente acontecesse.

 

A potência de frenagem é fornecida pela Brembo, com suas pinças Stylema de quatro potes e discos de 330 mm na frente e um disco de 265 mm e pinça de dois pistões na traseira. A geometria da moto significa que você pode fazer o corte do ABS em estradas secas com bastante facilidade e me forçou a discar algumas das intervenções para realmente ter uma ideia da potência oferecida. O cilindro mestre Brembo montado radialmente exigirá apenas alguns dedos para parar a moto, e o desempenho de frenagem só pode ser realmente descrito como fenomenal. Obviamente, esta moto é mais leve que a antiga 1250 Diavel por alguma margem, embora eu ache que a melhoria no desempenho de frenagem se deve mais à mudança do hardware M50 para o Stylema. Eles apenas parecem ter muito mais poder dentro deles, mas ainda com a mesma sensação de alavanca leve e progressiva de antigamente.

 

O que não mudou muito com a nova moto é a potência do motor, com a nova moto produzindo 168 cv em comparação com os 162 cv do antigo 1260. O torque do novo V4 é um pouco menor em comparação com o modelo anterior, mas não muito e acho que você nunca vai notar! A marcha da moto foi revisada para o modelo 2023, e tudo o que você realmente precisa fazer é alimentar as marchas do motor o mais rápido que seu pé esquerdo conseguir. E já que estamos falando da caixa de câmbio da moto, é preciso dar crédito ao sistema de seis marchas da nova moto de 2023. É muito bom de usar, com um snick satisfatório na 'caixa e um câmbio rápido que funciona tanto para cima quanto para baixo nas marchas em praticamente qualquer velocidade. Você pode até encontrar o neutro enquanto está parado - como proprietário de uma Ducati clássica, sei o quanto isso é importante!

 

A conexão do acelerador da Ducati Diavel V4 2023 é uma coisa linda de usar, que em seu modo de pilotagem mais esportivo parece quase 1:1. O que é bom no acelerador é como ele é suave na abertura inicial do acelerador. Há um grande número de motos por aí que têm uma sensação de arrepio ao acelerar no ápice da curva. O problema é que, em curvas mais lentas e marchas mais baixas, isso cria um estilo de curva um pouco desajeitado. Felizmente, a Ducati trabalhou nessa área e acoplou ao câmbio rápido, a aceleração fora da curva da nova moto é contínua e aparentemente interminável.

 

Assim como a Multistrada V4 da qual o motor é emprestado, a Ducati Diavel V4 2023 é agraciada com um conjunto muito abrangente de componentes eletrônicos. Começa com quatro modos de pilotagem, Sport, Touring, Urban e o novo Wet. Sport e Touring possuem 168 cv, enquanto Urban e Wet apresentam potência limitada de 115 cv. O modo Urban é um pouco nada para mim e, embora o tenha experimentado, não consegui ver o sentido disso, mesmo quando andava na cidade - posso usar apenas o modo Wet, que para mim parecia basicamente o mesmo. Cada um dos modos de pilotagem também apresenta configurações personalizadas para o ABS de curvas, controle de tração e controle de cavalinho. A moto também possui um sistema de controle de lançamento, permitindo que você fixe o acelerador sem tirar a moto da linha vermelha. Assim que o semáforo ficar verde, você pode largar a embreagem com cuidado e fazer o tipo de fuga que faz a criança dentro de mim sorrir de orelha a orelha!

 

A posição de pilotagem da nova moto foi ajustada, com o guidão agora 20 mm mais próximo do piloto do que antes. No geral, a posição de pilotagem é ótima e eu realmente só me peguei alcançando o guidão externo nas curvas em U mais apertadas. A altura do assento é de apenas 790 mm, tornando este hipercruiser uma máquina bastante acessível para pilotos mais baixos como eu. A pequena tela mosquiteira e o farol traseiro inclinado também parecem fazer um bom trabalho ao passar um pouco do fluxo de ar para cima e sobre sua cabeça, tornando o cruzeiro na estrada um pouco mais fácil do que antes.

 

A bicicleta antiga era uma escolha popular para quem desejava um passeio de média ou longa distância com um toque peculiar. Será interessante ver se o novo V4 será adotado dessa maneira. A moto ainda pode ser atualizada com alguns casos semi-rígidos (48l de capacidade total), embora eu não tenha certeza se o assento do garupa parece tão convidativo no novo modelo V4. Já que estamos falando do assento do garupa, os pedais traseiros são um toque adorável e quase invisíveis até que você saiba onde eles estão. Eles deslizam para baixo do assento quando você precisa usá-los e mantêm a traseira da moto com uma aparência limpa com linhas limpas e agradáveis.

 

Outra característica muito interessante da parte traseira da moto são as luzes traseiras de LED. Eles são montados na parte inferior do assento do garupa e apresentam várias pequenas luzes que funcionam como luzes de freio e indicadores. Eles parecem fantásticos e, como os footpegs, significam que a extremidade traseira está livre de quaisquer cegonhas indicadoras exigentes ou grupos de luzes traseiras. Na verdade, a única coisa que estraga um pouco a traseira é a placa de registro, que sem ter para onde ir foi colocada na parte de trás daquela enorme roda traseira. Se ao menos pudéssemos montar legalmente placas de matrícula fora do eixo traseiro, como fazem nos EUA. É uma solução muito mais limpa e organizada para o que a UE impõe atualmente.

 

Veredicto Ducati Diavel V4 2023

 

Eu estava hesitante sobre a Ducati adotar seu motor V4 nos modelos Multistrada e Diavel, depois de pilotar ambos em seus disfarces V2 extensivamente ao longo dos anos. Não tenho vergonha de admitir que me apaixonei totalmente pelo antigo motor 1260, pelo som, pela entrega e pelo jeito que explodiu em direção ao redline enquanto o arremessava no horizonte. Inicialmente, eu estava preocupado que mudar para o V4 perderia algumas das nuances que eu tanto amava. Embora parte desse caráter em expansão tenha sido perdido com o novo V4, o que você recebe em troca é um mecanismo dinamicamente melhor em todos os outros aspectos, mas mais fácil de conviver no mundo real. O novo motor é, se você quiser, mais dócil na cidade, com menos daquela sensação irregular em baixa velocidade. Você também fica mais sofisticado e, enquanto as folhas de especificações contam uma história, pilotar a nova Diavel conta uma história muito diferente. O novo motor não é apenas um método de propulsão, ele abriu a porta para a Ducati modernizar completamente a máquina que realmente é onde os maiores avanços foram feitos. O manuseio agora está mais próximo de uma das máquinas nuas da fábrica de Bolonha, enquanto a frenagem fornecida pelas novas pinças Stylema é significativa - assim que você aciona um pouco o controle de tração.

 

Por R$ 145.509,75 para o Diavel em vermelho, não é exatamente o que você chamaria de barato e o coloca no topo da pilha quando comparado aos concorrentes. A Ducati, no entanto, não faz realmente orçamento ou bicicletas de nível básico. Estes são pedaços de kit aspiracionais, e o Diavel é provavelmente o mais aspiracional deles. Se você gostar, vai comprar, e que se danem as consequências, esse é o tipo de vibração que recebo da última Diavel. Não é e nunca foi uma bicicleta para os tímidos que se aposentam, embora eu ache que seja bastante popular entre os recém-aposentados!

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